sábado, 10 de setembro de 2011

Micorrizas e a absorção da água pelas plantas terrestres


Fungos- O que são? 
Os fungos constituem um grupo de microrganismos que têm um grande interesse prático e científico para os microbiologistas. Os organismos fúngicos são bastante diversificados, de um modo geral os fungos contêm os bolores (o que costuma aparecer nos alimentos quando eles estão estragados e já têm algum tempo) e por leveduras (que costumam ser utilizadas na confecção de bolos, vinhos, entre outros alimentos).
  
                                                                                                                              Fig.1- Laranja com bolor

Características e Funções dos Fungos 
Os fungos são seres uni ou pluricelulares, eucariontes e apresentam parede celular com quitina (razão pela qual foi necessário criar um grupo específico para os fungos e não colocá-los no grupo das plantas pois estas contêm celulose). Os fungos não realizam fotossíntese e têm uma nutrição heterotrófica e digestão extra-celular.
Os fungos efectuam a função de decompositores, decompõem a matéria orgânica tornando os solos férteis. São utilizados na indústria farmacêutica para a produção de alguns medicamentos ainda são utilizados na produção alimentar (como mencionei no primeiro texto). Apesar de todos estes aspectos positivos do fungo, ele também tem aspectos negativos que são os fungos parasitas que causam danos na saúde dos animais e das plantas.
  
  
Fig.2- Constituição interna de um fungo                                                                                                       Fig.3- Constituição externa de um fungo (cogumelo)

  
  
Micorrizas, o que são?
Micorriza é uma associação mutualista e simbiótica entre determinados fungos do solo e as raízes de uma planta. Têm uma relação simbiótica pois tanto os fungos como as plantas entre ajudam-se. Os fungos adaptam-se a diferentes ambientes e são essenciais para a regulação dos ecossistemas.

  
                                                                                                                          Fig.4- Formação de micorrizas

Como é realizada esta relação simbiótica e quais as suas importâncias?
Como já disse anteriormente esta associação mutualista e simbiótica é benéfica tanto para a planta como para o fungo. A planta através da fotossíntese vai fornecer energia, carboidratos (em geral, sob a forma de sacarose) e carbono orgânico, e os fungos irão fornecer à planta compostos nitrogenados e/ou fosfatados, nutrientes essenciais (como cálcio e potássio) e principalmente água.
A planta não consegue absorver certos nutrientes minerais (ou outras substâncias) essenciais do solo (visto que são pouco solúveis), então o fungo solubiliza esse tipo de nutrientes minerais com o objectivo de assim as raízes das plantas conseguirem absorvê-los.
A matéria e energia que a planta fornece ao fungo ajuda-o na sua sobrevivência e multiplicação. Os fungos com algumas das substâncias que fornecem à planta, produzem reguladores de crescimento que estimulam então o “engrossamento” das raízes (possibilitando assim uma maior absorção de nutrientes), e consequentemente ajudam também no aumento do crescimento das próprias plantas e contribuem para que elas estejam então bem nutridas e vigorosas com mais resistência às condições ambientais. Há ainda alguns fungos que através de certas substâncias evitam e combatem moléstias das raízes.

                                                                                                                         
Qual a importância das micorrizas nomeadamente na agricultura e floricultura?
A micorrização das plantas para as mudas das mesmas é bastante importante para estes dois tipos de indústria, pois vai facilitar a absorção de nutrientes essenciais para a planta numa fase “crítica” (pois na muda de plantas é fácil ela morrerem) o que promove o seu crescimento e a torna bem nutrida e vigorosa, deste modo também é de esperar que elas se consigam defender de alguns ataques patogénicos do solo e também que consigam resistir às condições ambientais.
Deste modo as plantas (na muda) estarão mais resistentes o que origina uma menor taxa de mortalidade e com a maior absorção de nutrientes essenciais elas crescem mais rapidamente. Estes dois factores levam a que a agricultura e floricultura tenham elevadas taxas de sobrevivência das plantas nas plantações e também possibilitam a que as plantações sejam mais rápidas a nível de desenvolvimento, visto que as plantas crescem mais rapidamente.
A micorrização influência de certo modo todas as pessoas pois no caso da agricultura os alimentos vegetais serão em maior número e de boa qualidade (em relação aos nutrientes).

                                                                                                                      Fig.5-Plantação com micorrizas (FMA) e sem micorrizas (CONT) 

Curiosidades:
As micorrizas podem ser classificadas em: ectotróficas, endo tróficas e ectendotróficas.
As ectomicorrizas encontram-se vulgarmente nas florestas tropicais e temperadas, consiste em que o micélio do fungo forme uma densa trama ao redor das raízes das plantas. Algumas hifas penetram nos espaços intercelulares das zonas corticais da raiz, onde constituem a chamada rede de Hartig, esta penetraçãoinibe o desenvolvimento de pêlos radiculares, cujas funções são assumidas pelas hifas garantindo o fornecimento de água e minerais à planta e ainda protegem as suas raízes do ataque pela parte de outros parasitas, através da secreção de substâncias antibióticas pelo fungo.

Fig.6-Ectomicorrizas

As endomicorrizas são comumente encontradas nas orquídeas e nas Ericáceas consiste na penetração das hifas do fungo no interior das células corticais da raiz. As orquídeas são então inteiramente dependentes do parceiro micorrizal para a germinação da semente e desenvolvimento da planta. Durante a fase não-fotossintética de seu ciclo de vida, as orquídeas absorvem compostos orgânicos do fungo depois da fase fotossintética, este fornece minerais à planta.
Fig.7- Endomicorrizas

As associações ectendomicorrizais constituem uma forma intermediária entre os outros dois tipos. O micélio externo é reduzido ou ausente, a rede de Hartig é bem desenvolvida e as hifas penetram nas células hospedeiras.
Fig.8- Constituição e tipos de micorrizas

Nenhum comentário:

Postar um comentário